top of page

Onde a lei está escrita?

Não pretendo convencer ninguém. Simplesmente pela manifestação daquilo que penso e sinto agora.

Hoje não é um bom dia porque resulta de outros dias ruins. Por causa da lei da conexão. Lei essa que não está escrita em nenhum lugar. Quero dizer: Está escrita aqui, mas aqui é um lugar?

O que é lei? Onde se baseiam? Como se refletem na nossa vida diária? O que nós temos de conexão com isso? Conexão? Novamente essa palavra? Deve ser paranóia minha. Quantas vozes escrevem esse texto?

Não há como explicar o que sinto sem o uso de exemplos. Exemplos esses que vem puramente da vida cotidiana (e existe outra vida além desta que a nāo-cotidiana?).

Hoje tenho 3 diferentes exemplos. Todos nascem do mesmo lugar que não está escrito em lugar nenhum e não estará escrito aqui também.

Eu estava presente há 4 anos na eleição Estado Unidense, quando o Trump foi eleito, para a presidência. Me lembro claramente do choque que não somente eu tive mas também uma grande quantidade de pessoas que viram o bilionário ser eleito ao cargo.

Nos anos subseguintes vivi na pele o que era ser estrangeiro naquele pais. Vou me resumir em dizer que não foi bom. Durante todo o tempo me calei, porque o país nao era "meu".

Deve estar em algum lugar escrito que se você não nasce naquele país voce não tem direito de se manifestar. Essa restrição está amparada por lei. Lei essa que foi escrita provavelmente de acordo com alguma outra lei que já foi escrita anteriormente, ou talvez, leve em consideração aquilo que não está escrito em lugar nenhum, nem mesmo escrito aqui estará, mas que existe tão fortemente que afeta quando as leis são criadas (e aplicadas).

Me mudei para outros países que também não eram "meus" e a minha situação continuou a mesma - se você nāo nasceu aqui você nāo tem direito. Está escrito na lei.

Há duas semanas atrás, por exemplo, eu vi uma suprema corte de um país dito de "primeiro-mundo", (os de outros mundos devem estar no mesmo lugar onde a vida não-cotidiana está), proibir mulheres de abortarem fetos que não tem perspectiva de vida extra uterina, porque na constituição desse país está escrito que a "vida será protegida desde a concepcão...". Uma palavra escrita que afetará milhares de outras vidas.

Imediatamente fiquei chocado por me imaginar sendo pai, ou ter minha companheira, ou alguma mulher que seja da minha familia, ou qualquer outra mulher, sendo obrigada a gestar um feto que morreria horas depois do nascimento e quão traumático e abusivo aquela situação me parecia ser.

Eu não falei nada novamente, embora senti, e vi que muitas pessoas que nasceram nesse país foram às ruas manifestar que eram contrarias a aquela decisão.

Porém o que me ocorreu ontem, aconteceu no país em que nasci, o que me dá o direito de fala. Deve estar escrito em algum lugar que eu possa falar.

Eu vi um advogado (que é uma dessas pessoas que estudam todas essas leis escritas em algum lugar) humilhar e culpar uma vitima de estupro. Justificando o crime com frases "vamos falar a verdade...", "você sabia muito bem o que estava fazendo...","olhe como você esta se posicionando nessas fotos..." insinuando que a vítima tenha causado o crime.

Embasbacado pensei "um juiz não permitiria que alguém se comportasse na corte dessa forma", mas para a minha surpresa o juiz não o interrompeu, e depois inocentou o estuprador com um crime que não existe. Porque a lei so existe se estiver escrita, e nesse caso não está escrita em lugar nenhum, e também nao estará escrito aqui.

O juíz criou e o batizou (fora da igreja) o crime de Estupro Culposo, que seria como se o criminoso realmente tivesse estuprado a moça, mas sem a intenção de fazê-lo. Enquanto isso, a vitima tentava novamente se defender. Passou a ser ré.

Nesse momento o que me preocupa é como eu vou voltar para a minha vida cotidiana, sabendo que quase metade dos Estado Unidenses continuaram a votar no Trump, que as mulheres do país onde vivo não tem direito de escolha, e que a justiça do país de onde eu sou é machista. Tudo está conectado de alguma forma mas não está escrito em lugar nenhum.

Desenhista Alisson Affonso. https://www.riograndetem.com.br/alisson-affonso-ilustrando-rio-grande/
10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Amplexo.

bottom of page