top of page

O silêncio de Narciso.

Há em nossa trajetória pessoas que resolveram nos tratar com o silêncio. Não me refiro à distanciação proposital e justificada nos casos de relações tóxicas. Refiro-me a aqueles em que nāo é possível entender o porque se recebe tal tratamento. Quando acontece nos perguntamos: "o que fiz para receber esse tratamento?" e simplesmente não há explicação.

O silêncio do outro como forma de tratamento dói porque inicialmente nos invalida como individuo. Geralmente é recebido de forma injustificada e gratuita.

A mensagem que recebemos inconscientemente é: "você nāo vale nem o meu esforço para eu te dizer bom dia"; "nem mesmo por educação eu consideraria falar com você";"se você me desejar bom dia o meu silêncio vai te mostrar que o esforço em construir uma melhor relação comigo é simplesmente inútil";"não preciso falar com você, você é dispensável" ou "você que lute para que eu te trate melhor", "porque você não se comporta como eu espero eu te trato com o silêncio" e por mais que se esforce o suposto melhor tratamento nunca virá.

Normalmente quem recebe esse tratamento irá abordar e tentar dialogar e a justificativa padrāo é algo como: "nunca te agredi, aliás, como posso te agredir se eu nunca te disse nada..!?" (passivo-agressivo); "nāo é nada disso... Só estou preocupado com meus problemas (todos temos problemas) e nem sabia que era tāo importante assim te responder" (quem é que gosta de ser ignorado?);"não sabia que diálogo era tāo importante para você" (temos uma convivência próxima e dialogo é base de toda relação saudável).

Quem trata os outros com o silêncio sistematicamente é um narcisista. Alguém que nāo tem empatia e não se sente mau por estar menosprezando o próximo porque o que realmente importa é ele mesmo. Narcisista é um termo tão distante de nossa realidade que quase acreditamos que é um termo exclusivo de livros de psicologia, ou letra de música, mas na verdade, todos temos amigos, familiares ou conhecidos que tem comportamentos baseados no Narcisismo.

Quem se cala é quem tem problemas e dos sérios. É uma tentativa de calar aquilo que o outro evoca em mim. O vazio, a frustração, a infelicidade são tão grandes que prefere calar-se, calar o outro e calar tudo aquilo que me lembre disso. É uma fuga do enfrentamento de si e dos outros. É um comportamento passivo agressivo que comumente é recebido de pessoas próximas já que pressupõe a necessidade do diálogo naquela relaçāo.

Cabe a nós o auto amor e nos protegermos. Não temos culpa do vazio do outro. Uma vez oferecida ajuda, e não se tendo resposta positiva, afaste-se. Não por vingança, mas sim por compaixão. Como disse Caetano Veloso "Narciso acha feio o que não é espelho".


Narcissusis. Uma pintura do mestre barroco Italiano Caravaggio datada em cerca de 1597-1599.



122 visualizações0 comentário
bottom of page